Os Emirados Árabes Unidos são um dos países mais multiculturais do mundo, com apenas 12% da população nativa dos Emirados e 88% dos expatriados de todo o mundo, segundo a Global Media Insight.
Os Emirados Árabes Unidos (EAU) têm demonstrado um grande comprometimento com as reformas sociais e legais, alinhando-se gradualmente com as normas ocidentais, ao mesmo tempo, em que mantém as suas tradições tradicionais. Essas mudanças são um esforço para modernizar a sociedade e atrair investidores e profissionais internacionais.
Consoante as leis antigas, os expatriados nos Emirados Árabes Unidos tinham menos direitos e privilégios em comparação aos nativos. Os seus direitos de residência, muitas vezes, estavam condicionados ao trabalho. No entanto, desde janeiro de 2021, os EAU permitiram que expatriados qualificados adquirissem cidadania, o que contribuiu significativamente para uma maior integração na sociedade dos EAU.
Novas Regulamentações de Convivência
Outra mudança significativa no estilo de vida foi a evolução das normas que regulam os casais solteiros e companheiros de quarto não relacionados nos Emirados Árabes Unidos. Anteriormente, era inviável dividir um apartamento entre casais solteiros e companheiros de quarto de sexos diferentes. No entanto, as alterações nas regulamentações permitem que casais solteiros e companheiros de quarto de sexos opostos vivam juntos, demonstrando uma abordagem mais tolerante e adaptável às circunstâncias sociais contemporâneas.
Outras alterações significativas incluem:
Políticas de Álcool Revisadas: As normas referentes ao consumo de álcool foram reduzidas, eliminando restrições ao consumo e posse de álcool em locais autorizados sem a necessidade de uma licença, embora ainda seja necessário ter mais de 21 anos para adquirir ou consumir álcool.
Igualdade de Gênero e Empoderamento Feminino: A perspetiva dos EAU em relação à igualdade de gênero é evidentemente demonstrada pelo primeiro lugar entre os países árabes no Relatório Global de Disparidade de Gênero 2022 do Fórum Econômico Mundial, destacando-se na educação e representação parlamentar feminina.
Conclusão
As recentes reformas legais dos EAU mostram a perspectiva progressista do país, reforçando seu apelo como um destino atrativo para expatriados e investidores internacionais. Essas mudanças demonstram um equilíbrio entre a modernização e a preservação da identidade cultural, reforçando a posição dos EAU como um centro de inovação e inclusão social.
Referências
1. Relatório Global de Disparidade de Gênero 2022 do Fórum Econômico Mundial.
2. Relatório de Desenvolvimento Humano 2022 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.